FESTIVAL LA-1
1ª EDIÇÃO | 2025
CIRCO COREOGRÁFICO IN SITU
DOMINGO, 12 DE OUTUBRO DE 2025 | 18h00
PARQUE DE ESTACIONAMENTO DAS PISCINAS
TODOS OS PÚBLICOS | ENTRADA LIVRE
45 A 50 MINUTOS
BAÏNA[NA]
O coletivo G. Bistaki conquista novamente o espaço público, desta vez com a criação de um fresco social dissonante, onírico e absurdo sobre o nosso mundo contemporâneo. Vestidos de branco, armados com pás para a neve, o milho como matéria de pensamento, estes quatro homens convidam-nos a atravessar tanto lugares como épocas, numa admirável viagem coreográfica e musical. Sátira intemporal da nossa relação com o dinheiro e o poder, mostra-nos as evoluções relacionais das personagens confrontadas com uma fonte abundante de ouro amarelo... que os vai levar, alternadamente, ao prazer, ao êxtase, à inveja e, finalmente, à sua perda. Não é apenas circo, nem unicamente dança, a linguagem de G. Bistaki situa-se entre o cruzamento artístico e reivindica o encontro entre disciplinas. O recurso ao malabarismo, ao teatro ou à dança alimenta uma linguagem comum que faz nascer situações por vezes absurdas.
LE G. BISTAKI [FR]
O Le G. Bistaki é um coletivo de malabaristas/bailarinos, que se reuniram com o objetivo de agitar o seu quotidiano artístico e cénico, inovando no modo de pesquisa e de interpretação. A essência do seu modo de representação é a sua relação com o espaço: de um palco convencional de teatro para a rua, em ambientes rurais ou industriais, em lugares insólitos e mesmo sob a forma deambulatória, o coletivo de Toulouse desenvolve criações in situ, envolvendo-se estreitamente com as características espaciais e sociais de um lugar. Tomando o tempo necessário para investir e transformar um local, o Le G. Bistaki vai para além da dimensão onírica da cena e abre o espaço de representação, habitando a paisagem com instalações plásticas onde os objetos se multiplicam, se degeneram, onde se incrustam o vídeo e os quadros vivos. O ambiente, seja ele urbano ou rural, ao ar livre ou em espaço fechado, é o teatro da sua ação.
produção L’USINE (CNAREP - Tournefeuille e Toulouse Métropole), PYRÉNÉES DE CRIQUE (dispositivo CHEMINS DE CRÉATION, no âmbito do POCTEFA), LE PARAPLUIE (CNAREP - Aurillac), LE FOURNEAU (CNAREP - Brest), ATELIER 231 (CNAREP - Sotteville-lès-Rouen), LA MAISON DES JONGLAGES e CENTRO CULTURAL JEAN HOUDREMONT (La Courneuve), DRAC Île-de-France, LE FAMILISTÈRE (Guise), L'ENTRE-SORT DE FURIES (Châlons-en-Champagne) com o apoio da MAIRIE DE FAGNIÈRES, ARTO (temporada itinerante e festival de rua de Ramonville), DERRIÈRE LE HUBLOT (Capdenac), Serviços Culturais do GRAND-FIGEAC, ANIMAKT(Saulx-les-Chartreux), HAMEKA (Communauté de Communes Errobi), AX ANIMATION (Ax-les-Thermes), THÉÂTRE DU FIL DE L'EAU / VILLE DE PANTIN, LA CENTRAL DEL CIRC (Barcelona) e o projeto PROCESS()S.
financiado por IN SITU (Rede Europeia de criação artística em espaço público), no âmbito do projeto META, COMISSÃO EUROPEIA (DGEAC - Programa Cultura), MINISTÉRIO DA CULTURA E DA COMUNICAÇÃO - DGCA; ASSOCIAÇÃO BEAUMARCHAIS-SACD (Auteurs d’Espaces), SACD (apoio à residência e produção em artes de rua), RÉGION OCCITANIE, DÉPARTEMENT DE LA HAUTE-GARONNE, DÉPARTEMANT DE LA SIENE-SAINT-DENIS, VILLE DE TOULOUSE
apoio LE GARAGE (Bruxelas), MIX'ART MYRYS (Toulouse), LA GRAINERIE (Balma), LACAZE AUX SOTTISES (Orion)

OFICINA MÉTODOS DE TRABALHO
O coletivo G. Bistaki propõe uma oficina/atelier participativo e inclusivo inspirado no seu último espetáculo: “Tancarville”. Com um lençol branco por pessoa, vamos aprender enquanto fazemos: • Como desautomatizar os nossos hábitos através de manipulações simples, fortes e coletivas • Como criar grupo e harmonizar os corpos e os ritmos • Como posicionar-se e agir para modificar o olhar lançado sobre o espaço público • Como, como... e divertir-nos!
Estas são algumas das linhas orientadoras deste encontro, que será uma aprendizagem evolutiva em espaço público. Sem necessidade de conhecimentos prévios, dos 7 aos 77 anos, aconselhamos roupa sóbria (tons lisos) e confortável (para facilitar os movimentos).
local a designar
10 de outubro de 2025 | 10h00 e 18h00 [grupo 1]
11 de outubro de 2025 | 10h00 e 14h00 [grupo 2]
entrada livre mediante inscrição [brevemente] | lotação máxima 25 participantes
m/7 | 120 minutos
SYLVIAN COUSIN
É malabarista autodidata em Ariège, tendo-se formado na Escola de Circo do Lido. Começa a sua carreira como criador através de espetáculos onde a manipulação de objetos e o movimento ocupam um lugar central: “Les Pas en Rond”, “Le Tennis”… Participa, desde o início do coletivo, nas criações para espaço público do Le G. Bistaki. Paralelamente ao seu percurso de artista, desenvolve um trabalho de direção (companhias Sacekripa, Kiroul, La Machine, Start Pilot…), em projetos tão variados, que vão do teatro de objetos à ocupação do espaço público, entrelaçando o espetacular e a poesia. Por fim, integra a equipa de docentes do Lido, tornando-se mestre de pesquisa junto dos alunos da formação profissional e junta-se ao programa PACT como acompanhante artístico.
FLORENT BEGAL
Aperfeiçoa a sua formação em dança contemporânea, após a sua formação na Lido de Toulouse. Cofundou três companhias de circo contemporâneo: R de Rien, Rital Brocante e Le G.Bistaki. É intérprete bailarino para os coreógrafos Roberto Olivan e Nadi Malengraux. Ensina acrobacia e dança nas escolas de circo de Toulouse, Lille, Nîmes, Milão, Turim, Roterdão, no Institut de Teatro em Barcelona e no CCN de Orléans. É coreógrafo/encenador para o Le cubitus du manchot, Branle-bas, Made in, Muchmuch Company, Cada Die Teatro, My !Laika, les biphasés, Davaï Company, la Subliminati Corporation. Codirige a pesquisa na Lido de Toulouse, onde desenha a linha pedagógica coreográfica.
FRANÇOIS JULIOT
Formou-se em 1996 na Academia Fratellini em Paris e depois na Lido, Centro de Artes Circenses de Toulouse. Integra a companhia Les Oiseaux Fous, com a qual trabalhou posteriormente, de 1999 a 2001. Cofunda a companhia de circo contemporâneo Rital Brocante. A sua pesquisa caracteriza-se pela relação corpo/objeto, sendo manipulador dos objetos originais… Desde 2005, trabalha para as companhias de dança Lalage e Elyamni em Marselha, afirmando-se como bailarino/ator. Pedagogo em diversas escolas de circo, dirige criações circenses em Itália e em França.