VENTO
DE groupe zur | MULTIDISCIPLINAR

VENTO é um espetáculo à prova do vento, é um convite a respirarmos juntos numa série de ciclos hipnóticos levados por elementos musicais, imagens, corpo e vento. Através de uma composição viva, narrativa e abstrata, as personagens deste “cinema ao vivo” iniciam uma viagem entrópica, revelando a lenta transformação dos elementos que nos rodeiam.
VENTO é uma experiência sensorial que recorre ao ar para materializar as forças invisíveis de interação entre os seres e os elementos.
Reunidos ao anoitecer, quando o vento acalma, os caçadores-recoletores do Groupe ZUR guiam os espectadores de um recanto ao outro da terra, colhendo o siroco, o föhn, o mistral e os ventos alísios.
O projecionista lança a primeira imagem e eis-nos levados para onde o vento nos conduz. Nesta exploração sonora, física e visual, nesta dança por vezes lúdica, sensual e furiosa, o vento é o protagonista. Invisível mas omnipresente, faz voar os pensamentos, reveste-se de diferentes formas, encarna na matéria. Unidos nesta travessia, os protagonistas dialogam com o sopro dos ventiladores e fundem-se com as imagens e as sombras. Bateria, voz e manipulações eletrónicas compõem ao vivo a partitura desta odisseia.
Por vezes acariciados como por uma brisa quente, por vezes apanhados na tormenta, navegamos com eles. Quando o vento livre, que sopra sobre as nossas almas, nos permite retomar o fôlego, permanece um sentimento intenso, exaltante, de imensidão.
criação e interpretação CHRISTOPHE AUGER, EVELYNE CAILLET, NICOLAS GALLARD, BERTRAND GROISARD, OLIVIER GUILLEMAIN, GWEN LABARTA, JÉRÔME LUBIN e SORAYA SANHAJI | com os olhares e palavras acolhedoras MOHAMED GUELLATI e FALILA TAÏROU | figurinos ALMA LOMAX
WWW.GROUPE-ZUR.COM

Duração: 50 minutos
Público: para todos
Lotação: 300 pessoas